Movimentação de passageiros Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares
2012
JAN - 175.582
FEV - 128.203
MAR - 128.849
ABR - 129.328
MAI - 121.664
JUN - 130.138
JUL - 151.794
AGO - 132.855
SET - 139.600
OUT - 148.178
NOV - 155.929
JAN a NOV - 1.544.045
.........................................................................
2011
JAN - 175.481
FEV - 130.890
MAR - 135.286
ABR - 125.059
MAI - 117.821
JUN - 104.530
JUL - 135.718
AGO - 114.306
SET - 120.575
OUT - 128.161
NOV - 123.214
DEZ - 138.185
ANO 1.549.228
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
Voos promocionais GOL até março de 2013
A GOL Linhas Aéreas está vendendo passagens aéreas promocionais para todos os destinos nacionais.
Para aproveitar essa oferta, compre seu bilhete aéreo até as 8 horas da manhã do dia 02/01/2013. Os voos podem ser realizados entre os dias 19/02/2013 e 26/03/2013.
Acesse o site da GOL, leia todos os detalhes dessa promoção e adquira sua passagem.
Promoção TAM para voos até março de 2013
A companhia aérea TAM está vendendo passagens aéreas com 15% de desconto para destinos nacionais.
Para aproveitar esta oferta, basta fazer sua compra até o dia 30/12/2012 com o promocode "360188". Os voos podem ser realizados entre os dias 19/02/2013 e 26/03/2013.
Para a compra do bilhete aéreo e para saber mais detalhes dessa promoção, acesse o site da TAM.
Maceió terá hotéis com 100% de lotação na festa de Réveillon
A marca “Maceió: Capital do Réveillon”, lançada em setembro, numa parceria entre as secretarias Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) e de Estado do Turismo (Setur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB) e empresários de eventos e de restaurantes, promete ser a melhor festa da virada de ano. Até a última quinta-feira (27), a taxa de ocupação já estava acima de 95%, mas segundo a diretora da ABIH, Tereza Bandeira, a maioria dos hotéis já está 100%, e a previsão até dia 31 de janeiro é de 100%.
O Hotel Pratagy, em Riacho Doce , desde o dia 20 de dezembro até 15 fevereiro, está com seus 242 apartamentos ocupados. “A temporada será uma das melhores para o turismo de Maceió”, explicou Edmilson Pereira.
O Radisson Maceió, na praia da Pajuçara também está com os 195 apartamentos vendidos para a festa de ano. O recém-inaugurado Hotel Merdiano está com seus 205 apartamentos ocupados, bem como o San Marino, hotel da mesma rede.
Fonte: Semptur
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
Turistas portugueses chegam em charter lotado para o réveillon
A alta temporada promete em Alagoas. Além dos voos da Argentina, que iniciam as chegadas no mês de janeiro de 2013, chegou ontem, 26, às 17h, um fretamento lotado de turistas portugueses. O motivo da vinda dos portugueses, além das praias e belezas naturais é o réveillon no Estado. Cerca de 150 turistas aproveitarão as festas de fim de ano em Alagoas.
segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
Infraero diz que aeroporto de Maceió vai passar por readequações
Obras mais amplas não constam ainda na superintendência regional
A superintendência regional da Infraero informou que há previsão de
trabalhos de readequações no Aeroporto Zumbi dos Palmares em 2013. Deve
ser feita a regulação da faixa de pista, construção da área de
treinamento do Corpo de Bombeiros, central de resíduos sólidos e obras
para melhorar a acessibilidade de portadores de deficiência ao local.
Entretanto, segundo a assessoria de comunicação da Infraero, não há previsão de obras mais amplas como reformas ou construção de aeroportos. “Não informação oficial sobre obras no aeroporto de Maceió e nem construção”, declarou Erivaldo Cruz, coordenador de comunicação da Infraero.
A assessoria disse ainda que “pequenas” intervenções devem acontecer já no primeiro semestre.
Esta semana o governo federal anunciou que Alagoas receberá R$ 125,6 milhões para investimento em melhorias na infraestrutura aeroportuária do Zumbi dos Palmares e para a construção de mais dois aeroportos no Estado, em Arapiraca e Maragogi.
Os recursos viriam do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) e foram anunciados pela presidente Dilma Rousseff. Outros aeroportos serão contemplados com obras.
Entretanto, segundo a assessoria de comunicação da Infraero, não há previsão de obras mais amplas como reformas ou construção de aeroportos. “Não informação oficial sobre obras no aeroporto de Maceió e nem construção”, declarou Erivaldo Cruz, coordenador de comunicação da Infraero.
A assessoria disse ainda que “pequenas” intervenções devem acontecer já no primeiro semestre.
Esta semana o governo federal anunciou que Alagoas receberá R$ 125,6 milhões para investimento em melhorias na infraestrutura aeroportuária do Zumbi dos Palmares e para a construção de mais dois aeroportos no Estado, em Arapiraca e Maragogi.
Os recursos viriam do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) e foram anunciados pela presidente Dilma Rousseff. Outros aeroportos serão contemplados com obras.
extraído : Gazetaweb
Regina Carvalho
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
Pontes de embarque serão reativadas em janeiro, diz Infraero
Aeroporto em Alagoas está com equipamento quebrados há meses.
Infraero vai processar empresa responsável pela construção dos fingers.
Até a segunda quinzena de janeiro de 2013 ao menos dois finges (pontes de embarque e desembarque que fazem a ligação entre aeronaves e salas de espera) voltarão a funcionar no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Alagoas. A informação, repassada com exclusividade ao G1, é do superintendente regional da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), José Cassiano Ferreira Filho.
Segundo o superintendente, após resolver questões burocráticas junto à empresa fornecedora das peças de reposição (fusos), equipamentos necessários para reativar os fingers, a Infraero conseguiu em tramitação emergencial fazer uma nova compra, acelerando assim o conserto das pontes de embarque e desembarque.
“Este foi um processo bastante cansativo e desgastante porque as peças compradas anteriormente foram fabricadas fora das especificações adequadas. Com o processo cancelado, pudemos fazer a devolução dos fusos que não serviam e acelerar uma nova compra. Desta forma, a previsão é que o primeiro lote com quatro peças para reativar dois fingers chegue entre os dias 28 de dezembro a 10 de janeiro, e o segundo lote, mais quatro peças, até o dia 19 de janeiro”, expôs José Cassiano Filho ao evidenciar que a colocação das peças, que levam cerca de 6 horas, serão feitas de imediato.
A definição para garantir a reativação dos fingers do aeroporto Zumbi dos Palmares, que estão parados há meses forçando passageiros a fazer embarque e desembarque andando pela pista ou com auxílio de ônibus, saiu após reunião que aconteceu na semana passada, em Salvador (BA), entre representantes da Infraero e da empresa fornecedora dos fusos.
Além da devolução da peças que não servem e do cancelamento do contrato, a Infraero vai acionar na Justiça a empresa que fez a construção das pontes de embarque. Isto porque engenheiros constataram erros no projeto do fingers, problema que vem gerando transtornos devido a quebra constante dos equipamentos.
Waldson CostaDo G1 Alagoas
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
Empresas aéreas investem em voos extras para atender a demanda da alta temporada
Por todo o país, aeroportos lotados indicam que mais brasileiros estão fazendo as malas, seja para viagens nacionais ou internacionais. A temporada de final de ano é o carro chefe do turismo, onde os hotéis ficam lotados, e a busca por passagens de ônibus e aéreas aumentam em comparação a baixa temporada. Para dar conta da demanda, as companhias aéreas investem no plano de viagens para facilitar a locomoção do cliente e evitar transtornos, como falta de passagem.
A Tam, que opera voos diretos para 42 destinos no Brasil e 18 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa, reforçará suas operações para atender o aumento na procura por viagens de avião na temporada de verão. A companhia programou 20 voos extras para o período de 16 de dezembro de 2012 a 18 de fevereiro de 2013.
As saídas, partindo de Belo Horizonte/Confins, São Paulo/Congonhas e Porto Alegre têm como destino cidades muito procuradas nesta época do ano, como Fortaleza, Foz do Iguaçu, Maceió, Natal, Porto Seguro e Recife. Tem voos extras também partindo de São Paulo/Congonhas para Porto Seguro e Foz do Iguaçu. Partindo de Porto Alegre, os reforços são para Maceió e Recife e, com decolagem em Belo Horizonte/Confins, voos para Fortaleza e Natal. O reforço nas operações vale ida e volta.
A Azul Linhas aéreas e a Trip Linhas aéreas que anunciaram um acordo de associação em maio de 2012, a fim de criar a terceira maior companhia aérea do país, também irão disponibilizar voos extras durante o período de alta temporada; os voos adicionais serão entre os dias 15 de dezembro e 31 de janeiro de 2013. As companhias solicitaram à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) diversos novos horários para atender a alta demanda durante esse período.
Dentre os pedidos de aumento de frequência estão os trechos partindo de Campinas como destino a Porto Seguro, Salvador, Florianópolis, Ilhéus, Recife e Maceió. Há também novos horários para os clientes que terão como destino Porto Seguro partindo do Rio de Janeiro, São Paulo e Confins.
A GOL que oferece rotas na América do Sul e Caribe, com quase 900 voos diários para 62 destinos nacionais e internacionais com presença em 13 países, disponibiliza nessa temporada voos extra para atender a demanda de acordo com o interesse dos clientes. A maior parte dos destinos procurados no verão, segundo a companhia, são as regiões litorâneas por todo Brasil e América do Sul.
A Tam, que opera voos diretos para 42 destinos no Brasil e 18 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa, reforçará suas operações para atender o aumento na procura por viagens de avião na temporada de verão. A companhia programou 20 voos extras para o período de 16 de dezembro de 2012 a 18 de fevereiro de 2013.
As saídas, partindo de Belo Horizonte/Confins, São Paulo/Congonhas e Porto Alegre têm como destino cidades muito procuradas nesta época do ano, como Fortaleza, Foz do Iguaçu, Maceió, Natal, Porto Seguro e Recife. Tem voos extras também partindo de São Paulo/Congonhas para Porto Seguro e Foz do Iguaçu. Partindo de Porto Alegre, os reforços são para Maceió e Recife e, com decolagem em Belo Horizonte/Confins, voos para Fortaleza e Natal. O reforço nas operações vale ida e volta.
A Azul Linhas aéreas e a Trip Linhas aéreas que anunciaram um acordo de associação em maio de 2012, a fim de criar a terceira maior companhia aérea do país, também irão disponibilizar voos extras durante o período de alta temporada; os voos adicionais serão entre os dias 15 de dezembro e 31 de janeiro de 2013. As companhias solicitaram à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) diversos novos horários para atender a alta demanda durante esse período.
Dentre os pedidos de aumento de frequência estão os trechos partindo de Campinas como destino a Porto Seguro, Salvador, Florianópolis, Ilhéus, Recife e Maceió. Há também novos horários para os clientes que terão como destino Porto Seguro partindo do Rio de Janeiro, São Paulo e Confins.
A GOL que oferece rotas na América do Sul e Caribe, com quase 900 voos diários para 62 destinos nacionais e internacionais com presença em 13 países, disponibiliza nessa temporada voos extra para atender a demanda de acordo com o interesse dos clientes. A maior parte dos destinos procurados no verão, segundo a companhia, são as regiões litorâneas por todo Brasil e América do Sul.
*As informações são do Jornal do turismo.
sábado, 15 de dezembro de 2012
Maceió receberá voos da Itália
Mais voos para a alta temporada”. A boa notícia foi anunciada em reunião com o empresário Gian Piero Berneri, da Havengrid, a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis e o superintendente de Marketing da Setur-AL, Paulo Kugelmas. A partir do dia 19 de dezembro, quarta-feira, a capital alagoana recebe voos semanais da Itália.
Os voos da Air Italy, com capacidade de 252 lugares, têm frequências até o dia 30 de janeiro de 2013. Para o superintendente de Marketing, Paulo Kugelmas o resgate do mercado italiano foi uma ótima notícia para fechar o ano de 2012.
“Nesta temporada 2012/2013, Maceió recebe voos de Buenos Aires e Córdoba, na Argentina, além de um voo de Portugal – que chega à cidade especialmente para o réveillon”, garantiu Kugelmas.
Além dos voos fretados internacionais, a alta temporada em Alagoas também ficará aquecida com os mercados emissores nacionais, operadoras disponibilizaram mais de 30 mil assentos extras para o verão em Maceió. Destinos como: Curitiba, Maringá, Cuiabá, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Campinas estarão se divertindo com as belezas do Estado.
Os voos da Air Italy, com capacidade de 252 lugares, têm frequências até o dia 30 de janeiro de 2013. Para o superintendente de Marketing, Paulo Kugelmas o resgate do mercado italiano foi uma ótima notícia para fechar o ano de 2012.
“Nesta temporada 2012/2013, Maceió recebe voos de Buenos Aires e Córdoba, na Argentina, além de um voo de Portugal – que chega à cidade especialmente para o réveillon”, garantiu Kugelmas.
Além dos voos fretados internacionais, a alta temporada em Alagoas também ficará aquecida com os mercados emissores nacionais, operadoras disponibilizaram mais de 30 mil assentos extras para o verão em Maceió. Destinos como: Curitiba, Maringá, Cuiabá, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Campinas estarão se divertindo com as belezas do Estado.
extraído SSC
post ABrandao
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
Problemas de engenharia desativam pontes de embarque do aeroporto
Equipamentos que deveriam oferecer conforto estão parados há meses.
Sem o suporte passageiros seguem a pé ou de ônibus até a aeronave
Independente do horário e das condições climáticas, quem for embarcar ou desembarcar no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, terá que estar preparado para fazer o trajeto do saguão até aeronave caminhando pela pista. O motivo é que devido a problemas de engenharia nos fingers (pontes que ligam as salas de embarque até as aeronaves), os equipamentos foram desativados.
Desde a instalação dos fingers no terminal, foram realizados constantes reparos até a desativação por completo dos quatro equipamentos. O defeito, que não tem prazo para ser resolvido, foi provocado, segundo o superintendente do Aeroporto Zumbi dos Palmares, Adilson Pereira, por um problema de engenharia que acelera o desgaste de um parafuso gigante (fuso), localizado no eixo central do equipamento que liga as salas de embarque e desembarque até as aeronaves.
“Os parafusos foram comprados, mas não instalados porque a empresa que confeccionou eles fez com especificações erradas que não encaixam da forma correta nas pontes do aeroporto de Maceió. Como a empresa alega que o problema está na ponte, e não no fuso, a Infraeroentrou com uma ação judicial para que a questão seja resolvida. Portanto, a previsão é que os fingers fiquem parados ainda por alguns meses”, relata Pereira ao expôr que só após o fim do impasse judicial a Infraero poderá realizar uma nova licitação para compra de fusos que atendam as especificações dos equipamentos.
Diante do impasse, técnicos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da empresa responsável pela confecção de engenharia dos fusos se reúnem nesta quinta-feira (13), em Salvador (BA), para discutir uma saída para o problema.
Segundo informações do superintendente, a Infraero comprou 10 “fusos”, oito deles para a instalação imediata nos equipamentos e dois sobressalentes, como reserva. O preço médio de mercado de cada parafuso é de aproximadamente R$ 30 mil.
Desconforto
Apesar das constantes reclamações dos passageiros que fazem o embarque e desembarque na pista e seguem até o saguão caminhando, ou com o auxílio de ônibus, o superintendente Adilson Pereira enfatiza que o terminal aeroportuário de Maceió possui o conforto necessário para os usuários.
“Reconhecemos o problema com os fingers e pode ter certeza que estamos fazendo de tudo para reativá-los. Entretanto, posso afirmar que o Zumbi dos Palmares é um terminal confortável e seguro, e que o procedimento de não utilizar as pontes não o diminui em nada diante dos demais aeroportos, até porque o equipamento não é um item obrigatório, e outros terminais bem maiores que o nosso também fazem embarque e desembarque na pista”, disse Pereira ao declarar que Alagoas é privilegiada e que “não é uma ponte que vai impedir o crescimento da economia e do turismo alagoano”.
Por outro lado, passageiros que circulam pelo Aeroporto Zumbi dos Palmares enfrentam o incômodo no embarque e desembarque. A situação é ainda pior quando o procedimento é feito com pessoas que possuem dificuldade de locomoção, já que o acesso a aeronave é feito através de escada.
O desconforto, provocado pela ausência dos fingers, é repercutido de forma constante nas redes sociais pelos usuários do Aeroporto. Em uma das ocasiões, durante viagem de férias a jornalista Luiza Barreiros, postou no Facebook a queixa ao presenciar os equipamentos parados e passageiros trafegando a pé pela pista até a sala de embarque.
“Considero um absurdo que todos os fingers do aeroporto estejam sem funcionar. E não é por comodismo ou por achar que não podemos fazer uma breve caminhada, mas por constatar que umaeroporto internacional, relativamente novo, não tenha manutenção planejada de modo prévio, deixando de oferecer aos passageiros, especialmente os idosos, o conforto que deveria. Essa situação prejudica muito a imagem de destino turístico de Maceió, principalmente nesta época da alta temporada”, disse Luiza Barreiros.
Recorde
Em plena alta temporada a estimativa para este ano é de recorde para o setor turístico de Alagoas. A projeção é que o fluxo de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares cresça 10,5% em relação a 2011, e chegue até o final de 2012 a registrar mais 1,7 milhão de embarques e desembarques.
Quanto as próximas temporadas, as projeções ainda são mais otimistas para o terminal aéreo de Alagoas. O equipamento turístico será usado como suporte para as cidades sede da Copa de 2014, Recife e Salvador, aumentando desta forma, consideravelmente, os números de embarque e desembarque de turistas nacionais e internacionais.
Fonte:http://g1.globo.com/al
extraido do SSC
post Air line Sampa
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1054763&highlight=aeroporto+maceio&page=104
Equipamentos que deveriam oferecer conforto estão parados há meses.
Sem o suporte passageiros seguem a pé ou de ônibus até a aeronave
Independente do horário e das condições climáticas, quem for embarcar ou desembarcar no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, terá que estar preparado para fazer o trajeto do saguão até aeronave caminhando pela pista. O motivo é que devido a problemas de engenharia nos fingers (pontes que ligam as salas de embarque até as aeronaves), os equipamentos foram desativados.
Desde a instalação dos fingers no terminal, foram realizados constantes reparos até a desativação por completo dos quatro equipamentos. O defeito, que não tem prazo para ser resolvido, foi provocado, segundo o superintendente do Aeroporto Zumbi dos Palmares, Adilson Pereira, por um problema de engenharia que acelera o desgaste de um parafuso gigante (fuso), localizado no eixo central do equipamento que liga as salas de embarque e desembarque até as aeronaves.
“Os parafusos foram comprados, mas não instalados porque a empresa que confeccionou eles fez com especificações erradas que não encaixam da forma correta nas pontes do aeroporto de Maceió. Como a empresa alega que o problema está na ponte, e não no fuso, a Infraeroentrou com uma ação judicial para que a questão seja resolvida. Portanto, a previsão é que os fingers fiquem parados ainda por alguns meses”, relata Pereira ao expôr que só após o fim do impasse judicial a Infraero poderá realizar uma nova licitação para compra de fusos que atendam as especificações dos equipamentos.
Diante do impasse, técnicos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da empresa responsável pela confecção de engenharia dos fusos se reúnem nesta quinta-feira (13), em Salvador (BA), para discutir uma saída para o problema.
Segundo informações do superintendente, a Infraero comprou 10 “fusos”, oito deles para a instalação imediata nos equipamentos e dois sobressalentes, como reserva. O preço médio de mercado de cada parafuso é de aproximadamente R$ 30 mil.
Desconforto
Apesar das constantes reclamações dos passageiros que fazem o embarque e desembarque na pista e seguem até o saguão caminhando, ou com o auxílio de ônibus, o superintendente Adilson Pereira enfatiza que o terminal aeroportuário de Maceió possui o conforto necessário para os usuários.
“Reconhecemos o problema com os fingers e pode ter certeza que estamos fazendo de tudo para reativá-los. Entretanto, posso afirmar que o Zumbi dos Palmares é um terminal confortável e seguro, e que o procedimento de não utilizar as pontes não o diminui em nada diante dos demais aeroportos, até porque o equipamento não é um item obrigatório, e outros terminais bem maiores que o nosso também fazem embarque e desembarque na pista”, disse Pereira ao declarar que Alagoas é privilegiada e que “não é uma ponte que vai impedir o crescimento da economia e do turismo alagoano”.
Por outro lado, passageiros que circulam pelo Aeroporto Zumbi dos Palmares enfrentam o incômodo no embarque e desembarque. A situação é ainda pior quando o procedimento é feito com pessoas que possuem dificuldade de locomoção, já que o acesso a aeronave é feito através de escada.
O desconforto, provocado pela ausência dos fingers, é repercutido de forma constante nas redes sociais pelos usuários do Aeroporto. Em uma das ocasiões, durante viagem de férias a jornalista Luiza Barreiros, postou no Facebook a queixa ao presenciar os equipamentos parados e passageiros trafegando a pé pela pista até a sala de embarque.
“Considero um absurdo que todos os fingers do aeroporto estejam sem funcionar. E não é por comodismo ou por achar que não podemos fazer uma breve caminhada, mas por constatar que umaeroporto internacional, relativamente novo, não tenha manutenção planejada de modo prévio, deixando de oferecer aos passageiros, especialmente os idosos, o conforto que deveria. Essa situação prejudica muito a imagem de destino turístico de Maceió, principalmente nesta época da alta temporada”, disse Luiza Barreiros.
Recorde
Em plena alta temporada a estimativa para este ano é de recorde para o setor turístico de Alagoas. A projeção é que o fluxo de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares cresça 10,5% em relação a 2011, e chegue até o final de 2012 a registrar mais 1,7 milhão de embarques e desembarques.
Quanto as próximas temporadas, as projeções ainda são mais otimistas para o terminal aéreo de Alagoas. O equipamento turístico será usado como suporte para as cidades sede da Copa de 2014, Recife e Salvador, aumentando desta forma, consideravelmente, os números de embarque e desembarque de turistas nacionais e internacionais.
Fonte:http://g1.globo.com/al
extraido do SSC
post Air line Sampa
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1054763&highlight=aeroporto+maceio&page=104
Pacotes e passagens aéreas para final de ano em Maceió estão no fim
Quem decidiu de última hora passar o final de ano em Maceió vai ter dificuldade para encontrar passagens aéreas, ou então terá que pagar valores exorbitantes para curtir o Réveillon na capital alagoana – que ganhou maior visibilidade com a divulgação do projeto “Maceió, capital do Réveillon”.
Com poucas opções de voos para o "Paraíso das Águas" – mesmo com a ampliação da malha de algumas companhias aéreas e o lançamento de voos da Avianca –, há pouca oferta de passagens para Maceió. E a procura pelo destino cresceu consideravelmente, já que as festas de Réveillon na capital contarão com grandes atrações nacionais, a exemplo de Ivete Sangalo e Asa de Águia.
Em Brasília, o pacote de viagem para Maceió ofertado pela CVC já esgotou, com quase 400 vendas. Lá, a procura pela capital alagoana é maior do que para a popular cidade de Porto de Galinhas, no litoral pernambucano. “Ainda é possível que o turista consiga passar o Ano Novo em Maceió, mas, para isso, nós teríamos que montar um pacote diferenciado, com os valores atualmente cobrados pelas companhias aéreas e hotéis”, afirma Fabrício Montenegro, consultor de viagens da CVC em Brasília.
Segundo o consultor, o aumento da procura pelo destino cresceu com a divulgação da campanha “Maceió, capital do Réveillon”. “De 100% das pessoas que querem passar o Réveillon no Nordeste, cerca de 70% vão para a capital alagoana”, afirmou o consultor de viagens.
Voos de SP, RJ e Brasília têm poucas poltronas restantes entre 27 de dezembro e 2 de janeiro
Entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro, quase não há voos disponíveis de Brasília para Maceió. Com poucas poltronas restantes, só há passagens de ida pela TAM, no valor de R$ 1.172. Já na Gol, ainda há passagens para o mesmo período, mas o custo total não sai por menos de R$ 2.400.
No mesmo período, são poucas as ofertas de São Paulo para Maceió: praticamente todas as opções de voos têm menos de cinco poltronas restantes nas aeronaves. Com o aumento da demanda, o valor da tarifa sai por um preço bastante “salgado” ao turista, chegando a custar mais caro que uma viagem para a Europa. A mesma situação é registrada com voos que saem de outras capitais do Brasil para Maceió, a exemplo do Rio de Janeiro.
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Alta temporada promete em Alagoas
Estado deve receber cerca de 250 mil visitantes entre dezembro e fevereiro
O belo não é tudo. Abre portas, atrai pessoas, mas pode ficar feio. Beleza sem conteúdo decepciona. Alagoas sempre foi um dos lugares mais lindos do mundo e despencou no ranking de visitação turística, durante décadas. De que adianta chegar em praias como o Gunga e o Francês, ser mal atendido e não ter um bom hotel para se hospedar? Antes de chegar ao paraíso, é preciso sofrer com estradas esburacadas, congestionamento, falta de vaga para estacionar e excesso de camelôs oferecendo coisas?
As respostas a estas perguntas vieram em forma de investimento. Muitos cifrões, quase todos da iniciativa privada. A decadência e o marasmo do setor ficaram enterrados no passado, num período em que dezenas de hotéis fechavam. Esta temporada 2012/2013 é um marco na virada do novo turismo alagoano. Se o ano anterior já foi bom, com 200 mil visitantes, agora a expectativa é receber entre os dias 18 de dezembro e 20 de fevereiro, cerca de 250 mil, um "boom" de 25%.
Estudos da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) apontam que Alagoas tem o turismo de lazer que mais cresceu, nos últimos anos. Tanto que a CVC, maior operadora de turismo do País, elevou o Estado ao posto de principal destino a ser trabalhado. O "caribe brasileiro" é a grande novidade da alta estação e dos próximos anos. "É o momento de Maceió", comemora o presidente da ABIH Alagoas , Glênio Cedrim.
coisasdemaceio.com.br
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Aumenta fluxo de passageiros no aeroporto de Maceió
Dados da Infraero confirmam aumento de 26,8% no mês de novembro. Foram mais de 150 mil pessoas em relação ao mesmo período do ano passado.10/12/2012 10h12 - Atualizado em 10/12/2012 10h12
Dados da Infraero confirmam aumento de 26,8% no mês de novembro. Foram mais de 150 mil pessoas em relação ao mesmo período do ano passado.10/12/2012 10h12 - Atualizado em 10/12/2012 10h12
Do G1 AL
Mesmo com as passagens mais caras, o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares cresceu 26,8% em novembro, comparado ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com dados da Infraero, foram mais de 150 mil pessoas que passaram pelo aeroporto apenas no mês de novembro.
O acumulado de janeiro a novembro também apresentou crescimento de 9%. Passaram pelo aeroporto 1 milhão e 544 mil pessoas, praticamente a mesma quantidade que movimentou o ano de 2011 (1.549.882).
Há quatro anos, o mês de novembro vem apresentando crescimento. Em 2008, o fluxo foi de 79.158 pessoas; em 2009 de 97.476; em 2010 de 115.708; e em 2011 de 123.178.
De acordo com a secretária estadual de Turismo, Danielle Novis, o motivo desse crescimento é resultado do bom posicionamento do destino Alagoas no cenário nacional.
“Trabalhamos com a promoção de Alagoas durante o ano inteiro. Mesmo com o acréscimo de leitos da rede hoteleira mais nova e moderna da região Nordeste e os novos voos diários regulares, continuamos com a ocupação hoteleira acima da média nacional. Esses são fatores que compravam a procura pelo destino", disse Novis.
De acordo com dados da Infraero, foram mais de 150 mil pessoas que passaram pelo aeroporto apenas no mês de novembro.
O acumulado de janeiro a novembro também apresentou crescimento de 9%. Passaram pelo aeroporto 1 milhão e 544 mil pessoas, praticamente a mesma quantidade que movimentou o ano de 2011 (1.549.882).
Há quatro anos, o mês de novembro vem apresentando crescimento. Em 2008, o fluxo foi de 79.158 pessoas; em 2009 de 97.476; em 2010 de 115.708; e em 2011 de 123.178.
De acordo com a secretária estadual de Turismo, Danielle Novis, o motivo desse crescimento é resultado do bom posicionamento do destino Alagoas no cenário nacional.
“Trabalhamos com a promoção de Alagoas durante o ano inteiro. Mesmo com o acréscimo de leitos da rede hoteleira mais nova e moderna da região Nordeste e os novos voos diários regulares, continuamos com a ocupação hoteleira acima da média nacional. Esses são fatores que compravam a procura pelo destino", disse Novis.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), entre outubro e novembro, o preço das passagens subiu 12% e podem subir ainda mais. Mas mesmo assim, a expectativa para a alta temporada é que mais turistas venham conhecer Alagoas .
A expectativa para a alta temporada de grande circulação de turistas no Estado. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), a expectativa de ocupação nos hotéis associados é de 85% no período do Natal e de 98% no Réveillon.
Nesses períodos muitos hotéis estão com 100%. Os voos charter, nacionais e internacionais, vão acrescentar movimentação à malha aérea regular. São voos extras da Argentina e de mais de 14 cidades brasileiras.
A expectativa para a alta temporada de grande circulação de turistas no Estado. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), a expectativa de ocupação nos hotéis associados é de 85% no período do Natal e de 98% no Réveillon.
Nesses períodos muitos hotéis estão com 100%. Os voos charter, nacionais e internacionais, vão acrescentar movimentação à malha aérea regular. São voos extras da Argentina e de mais de 14 cidades brasileiras.
sábado, 8 de dezembro de 2012
Maceió comemora neste domingo seu aniversário de 173 anos
Maceió comemora, neste domingo (9), o seu aniversário de 173 anos. A cidade teve origem num povoado que surgiu no entorno de um engenho de açúcar. O nome Maceió vem do tupi "Maçayó" ou "Maçaio-k", que significa "o que tapa o alagadiço". O povoado tinha uma capelinha em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres, construída no local onde hoje está a Catedral Metropolitana, na Praça Dom Pedro II.
A vila de Maceió foi desmembrada em 5 de dezembro de 1815, da Vila de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. Em 9 de dezembro de 1839, deu-se a elevação à condição de cidade, em decorrência do desenvolvimento advindo da operação do Porto de Jaraguá, um porto natural que facilitava o atracamento de embarcações, por onde eram exportados açúcar, tabaco, coco e especiarias.
Com a emancipação política de Alagoas, em 1817, o governador da nova Capitania, Sebastião de Mélo Póvoas, iniciou a transferência da capital para Maceió, um processo tumultuado que encontrou resistência de homens públicos e da Câmara Municipal da antiga capital.
Uma expedição militar de Pernambuco e da Bahia chegou a Maceió para garantir a ordem e no dia 16 de dezembro de 1839 foi instalada a sede do governo em Maceió que, a partir daí, consolidou seu desenvolvimento administrativo e político. Teve início uma nova fase no comércio e começou a industrialização.
Cidade passa por um processo de modernização
Nos últimos oito anos de governo do prefeito Cícero Almeida, a cidade passou por um processo de transformação muito grande com os investimentos que foram feitos na infraestrutura, com o a construção de modernas avenidas, viadutos, pavimentação em todos os bairros, a cidade está com cara de metrópole.
E ainda se destaca pelo seu forte potencial turístico, com uma orla urbana que se estende de Jacarecica ao Pontal da Barra, encantando os visitantes. É o seu mais importante cartão-postal. Quer mais? Então não esqueça de se deslocar até a famosa piscina natural da Pajuçara, cuja beleza é conhecida internacionalmente. Quem vai, não se arrepende jamais.
Nesse trecho, é fácil encontrar de tudo um pouco: mix com culinária regional, feirinhas de artesanato, restaurantes de variados padrões, áreas de lazer e esportivas. E, o que é melhor: todas as opções estão disponíveis, próximas umas das outras, de forma fácil e segura.
A cidade de Maceió continua vivendo esse processo de transformação, já que estão em andamento novos projetos estruturantes parta tornar a cidade ainda mais bonita e mais encantadora. A sociedade é quem pode melhor avaliar essas ações que foram desenvolvidas, pelo atual governo.
A cidade aniversaria neste domingo, mas as comemorações só irão acontecer no próximo dia 15, no histórico bairro de Jaraguá. A programação está sendo elaborada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), a atração principal será a banda gospel Diante do Trono, que se apresentará às 20h.
A vila de Maceió foi desmembrada em 5 de dezembro de 1815, da Vila de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. Em 9 de dezembro de 1839, deu-se a elevação à condição de cidade, em decorrência do desenvolvimento advindo da operação do Porto de Jaraguá, um porto natural que facilitava o atracamento de embarcações, por onde eram exportados açúcar, tabaco, coco e especiarias.
Com a emancipação política de Alagoas, em 1817, o governador da nova Capitania, Sebastião de Mélo Póvoas, iniciou a transferência da capital para Maceió, um processo tumultuado que encontrou resistência de homens públicos e da Câmara Municipal da antiga capital.
Uma expedição militar de Pernambuco e da Bahia chegou a Maceió para garantir a ordem e no dia 16 de dezembro de 1839 foi instalada a sede do governo em Maceió que, a partir daí, consolidou seu desenvolvimento administrativo e político. Teve início uma nova fase no comércio e começou a industrialização.
Cidade passa por um processo de modernização
Nos últimos oito anos de governo do prefeito Cícero Almeida, a cidade passou por um processo de transformação muito grande com os investimentos que foram feitos na infraestrutura, com o a construção de modernas avenidas, viadutos, pavimentação em todos os bairros, a cidade está com cara de metrópole.
E ainda se destaca pelo seu forte potencial turístico, com uma orla urbana que se estende de Jacarecica ao Pontal da Barra, encantando os visitantes. É o seu mais importante cartão-postal. Quer mais? Então não esqueça de se deslocar até a famosa piscina natural da Pajuçara, cuja beleza é conhecida internacionalmente. Quem vai, não se arrepende jamais.
Nesse trecho, é fácil encontrar de tudo um pouco: mix com culinária regional, feirinhas de artesanato, restaurantes de variados padrões, áreas de lazer e esportivas. E, o que é melhor: todas as opções estão disponíveis, próximas umas das outras, de forma fácil e segura.
A cidade de Maceió continua vivendo esse processo de transformação, já que estão em andamento novos projetos estruturantes parta tornar a cidade ainda mais bonita e mais encantadora. A sociedade é quem pode melhor avaliar essas ações que foram desenvolvidas, pelo atual governo.
A cidade aniversaria neste domingo, mas as comemorações só irão acontecer no próximo dia 15, no histórico bairro de Jaraguá. A programação está sendo elaborada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), a atração principal será a banda gospel Diante do Trono, que se apresentará às 20h.
Pacote de concessões de aeroportos sai até o Natal, diz ministro
“Houve evoluções grandes, a pista foi modernizada e adaptada para grandes novos aviões de passageiros e cargas. Elevadores e esteiras estão sendo trocadas. Tudo estará pronto até dezembro de 2013”, disse ele, visitando um trecho do terminal 2 que será inaugurado no próximo dia 18 para embarque internacional.
Bittencourt garantiu que, para a Copa das Confederações, em 2013, a capacidade do aeroporto é suficiente para atender o fluxo de passageiros.
Estamos satisfeitos porque os investimentos da Infraero e dos concessionários atenderão a necessidades da Copa do Mundo e do dia a dia dos passageiros”, disse ele sobre os aeroportos que já visitou nas últimas duas semanas.
Bittencourt anunciou ainda para janeiro a desoneração da folha de pagamentos das companhias aéreas.
“Os custos das companhias aéreas em todo o mundo têm subido, é um setor muito volátil, por isso, o governo incluiu as companhias aéreas no programa de desoneração da folha de pagamentos. O setor continua crescendo, as pessoas estão cada vez mais andando de avião”, disse.
Segundo o ministro, aumentando a capacidade dos aeroportos é possível aumentar a concorrência, o que propicia a redução do preço das passagens.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
Ilha Carlito, em Maceió, é paraíso na lagoa mundaú
Hoje a Ilha abriga toda uma infra-estrutura para receber os visitantes contando com restaurante, piscina, salão de jogos, passeio ecológico, banana boat (na temporada de verão). E, claro, a lagoa ao redor.
No menu, pratos típicos da Lagoa, como Esperto de Camarão, Camarãozada à Manguaba, Peixada à Mundaú e Sururu ao Molho de Coco, além de Petiscos vindos direto do mar, como casquinha de siri e patola de caranguejo. No local também é possível realizar eventos.
Publicado em 05 Dez 2012 por Andressa
vuajandodoblog.com.br
Publicado em 05 Dez 2012 por Andressa
vuajandodoblog.com.br
Combustível faz voo para Nordeste ficar mais caro do que para Argentina
por Folha Online
As passagens para o Nordeste neste verão estão mais caras do que para Buenos Aires, na Argentina. Diferenças no preço do combustível cobrado em cada destino, além de uma procura maior por viagens dentro do Brasil nesta temporada, estão entre as explicações das companhias aéreas para cobrar mais para voar dentro do país.
Por conta da cobrança de ICMS, de 19% do preço do combustível na média, abastecer um avião para voar dentro do Brasil sai mais caro do que quando se abastece para voar para o exterior.
Companhias aéreas estrangeiras ou brasileiras voando para o exterior pagam hoje R$ 1,98 o litro em Guarulhos, enquanto para os voos domésticos o litro no mesmo aeroporto sai por R$ 2,65.
Soma-se a isso o fato de que, ao abastecer no destino internacional, a conta também fica mais barata.
Na Argentina, o querosene de aviação está custando, em média, o equivalente a R$ 1,85 --38,2% menos que o preço cobrado em Guarulhos para voos domésticos.
E esse valor na Argentina é cobrado apenas das estrangeiras. A Aerolíneas Argentina não paga os 21% de IVA cobrado das estrangeiras.
Nos EUA, as companhias americanas gastam 40% menos do que as brasileiras para voar internamente, incluindo impostos.
O sistema de cobrança do ICMS faz com que existam variações também dentro do Brasil. Rio de Janeiro e Minas Gerais conseguiram atrair mais voos nos últimos anos com uma política de redução do ICMS em relação a São Paulo: 12% e 11%, respectivamente, ante 25% em SP.
Entre outros tributos, há também um adicional de 25% do valor do frete destinado à "renovação da frota da Marinha Mercante".
Por meio da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), o setor pleiteia a unificação da cobrança do ICMS em 12%, além de mudanças no sistema de precificação da Petrobras.
O produto é precificado com base no preço do golfo do México, com um adicional de frete de importação em 100%, embora 75% sejam originários do Brasil.
Segundo a Abear, isso torna o querosene de aviação vendido no mercado doméstico um dos mais caros do mundo. "É mais caro do que em países em guerra, como o Afeganistão, ou com infraestrutura deficiente, como o Chade, na África", diz Adalberto Febeliano, da Abear.
O combustível já representa hoje de 40% a 45% dos custos das companhias aéreas. Nos últimos quase três anos, o insumo aumentou 58%.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Aeroporto: secretária minimiza problemas e destaca potencialidades de Maceió
Pessôa se referia ao fato de haver apenas uma ponte de embarque (finger) em operação, e invariavelmente quebrada, obrigando passageiros que chegam à capital a andar pela pista.
As pontes são temas recorrentes de polêmica. Inauguradas em 2005 e orçadas em R$ 1 milhão cada, os fingers estão em constante manutenção.
A falta do equipamento já foi tema de matéria no Alagoas24Horas e provocou uma consulta do deputado federal Joaquim Beltrão (PMDB) à Infraero, que administra o aeroporto. O deputado federal também apresentou um ofício à Câmara dos Deputados solicitando ao governo que resolvesse o problema, o que de fato nunca ocorreu.
A não utilização das pontes é uma questão antiga e estaria relacionada a problemas na execução da obra, cujo erro de projeção concorreria na quebra do equipamento. Cláudia Pessôa, no entanto, garantiu que o superintendente da Infraero em Alagoas, Adilson Pereira, está empenhando em resolver o problema, mas tem enfrentado inúmeros entraves burocráticos.
Assinar:
Postagens (Atom)